quarta-feira, 15 de maio de 2013

A água

                                     Por Liquidamba
     A água tem diversos benefícios, tanto para o planeta como para nós mesmos. A água que está abaixo do solo é usada pelas plantas, que a sugam pelas raízes. Assim, as plantas, que nos fornecem o oxigênio, podem viver. Os benefícios que a água traz para nós são diversos, mas alguns, são estes: nos permite cozinhar, tomar banho, lavar a casa, o carro, a louça, roupa etc, além de servir de bebida. Você sabia que beber água:

     -Ajuda a emagrecer: O consumo regular e diário de água ajuda na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo equilibre suas funções. Além disso, o organismo pode confundir fome com sede. Quando sentir aquela "fominha" no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer, assim você se sentirá saciado por mais tempo.

     -Mantém pele, unhas e cabelos bonitos: Todos os órgãos sofrem com a perda de líquido corporal. A pele é o primeiro a sentir os efeitos da falta de água no organismo. Avaliando suas características, podemos perceber se a pessoa bebe água regularmente, já que casos de desidratação leve já podem provocar a diminuição do tônus, textura e elasticidade da pele.

     -Evita inchaço e retenção de líquidos: Se você costuma se sentir inchado, beber água deve ser um hábito comum. Bebendo água ao longo do dia você evita que o organismo retenha o sódio, grande responsável pelo desconforto do inchaço. Beber os dois litros d'água recomendados também ajuda a diminuir a celulite.

     -Evita dor de cabeça e mau humor: O simples fato de sentir sede é um indício que o organismo está com o estoque de água abaixo do recomendado e começa a entrar em estado de desidratação, podendo provocar dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreias e febre.

     -Previne problemas nos rins: Quanto menos água uma pessoa bebe, maiores os riscos das substâncias formadoras dos cálculos renais se unirem, formando as chamadas pedras nos rins.


     Agora que você já sabe disso, aposto que você não quer que a água acabe. Aqui vão algumas dicas para economizar água:

     -Reaproveitar o papel, pois para produzí-lo são gastos muitos litros de água
     -Usar a máquina de lavar roupas e louças na capacidade máxima
     -Não jogar óleo de fritura no ralo da pia, que além de poluir rios, dificulta o tratamento da água
     -Utilizar regador ao invés de mangueira para regar as plantas
     -Lavar o carro com balde ao invés de mangueira
     -Captar e reutilizar a água da chuva com um balde
     -Ao limpar o aquário (se tiver um), utilize a água que seria descartada para regar as plantas
     -Não leve mais de 15 minutos no banho e ao ensaboar-se, feche o chuveiro
     -Ao regar as plantas, molhe a base delas, não as folhas
     -Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Isso diminui a perda de água    
     -Compartilhe a ideia de economizar!


Obrigada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário